segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Estudo avalia impacto dos veículos híbridos sobre a rede eléctrica


A tecnologia de veículos híbridos mais promissora e com maior penetração no mercado até agora exige que suas baterias sejam recarregadas a partir da rede eléctrica tradicional.
Impacto variável
Preocupados com o impacto que essa demanda adicional terá sobre a geração e a distribuição de energia, pesquisadores do Laboratório Oak Ridge fizeram detalhadas estimativas para o caso específico dos Estados Unidos, onde se espera que os veículos híbridos cheguem a representar 25% da frota nacional em 2020.
O impacto varia de quase nenhum a muito forte, dependendo de um factor de difícil controle: o horário no qual os usuários colocarão seus carros para recarregar.
Necessidade de novas centrais eléctricas

O processo de recarga das baterias de um carro híbrido actual consome cerca de seis kilowatts/hora. Se todos os usuários resolverem plugar seus carros na tomada ao chegar em casa, por volta das 17:00 horas, os Estados Unidos precisarão de nada menos do que 160 novas usinas nucleares ou termoeléctricas.
Em um cenário de total comprometimento com o bem-estar geral, no qual todos os consumidores coloquem seus veículos para recarregar a partir das 22:00 horas, apenas seis novas usinas serão suficientes para dar conta da demanda adicional.
Carregadores inteligentes

"A inclinação dos consumidores será plugar quando lhes for conveniente, e não no momento preferido pelas distribuidoras. As distribuidoras terão que criar incentivos para encorajar as pessoas a esperar," afirma Stan Hadley, um dos autores do estudo.
A pesquisa também não leva em conta a existência de carregadores inteligentes, já disponíveis hoje, que têm em sua memória a informação sobre o custo da energia eléctrica em cada horário, desligando-se automaticamente nos horários de energia mais cara. Esses aparelhos também conseguem calcular o limite de horário para se ligarem, dependendo do padrão de uso do veículo.

Fonte: Inovação tecnológica

1 comentários:

Joana Lianza disse...

É muito inteligente, mas não será tão fácil para ser popular. A industria petrolifera ainda domina a maior parte do planeta, e será difícil deixarmos de ser dependene da mesma, até porque os investimentos nesses aparelhos ainda são muito caros.

Postar um comentário

Seguidores da energia renovável

 

Energias Renováveis. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com