segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O missionário da energia




Como o gaúcho Fábio Rosa está conseguindo disseminar o uso da energia solar entre moradores de baixa renda de regiões isoladas do Brasil



Até o final de 2008, a vida da família do agente comunitário de saúde Raimundo Alves Assunção não era lá muito iluminada. Moradores da comunidade de Maripá, que fica dentro da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, no Pará, ele, a mulher e os quatro filhos só tinham energia elétrica em casa por cerca de 3 horas, três vezes por semana -- graças a dois geradores movidos a diesel que abasteciam parte da comunidade. Em outubro, fez-se a luz para Assunção.

Sua casa, às margens do rio Tapajós, passou a contar com um moderno painel solar -- e ele agora tem luz o dia todo, a semana inteira. Nos últimos meses, outras 59 moradias do vilarejo aderiram à energia renovável. Com isso, não apenas as famílias mudaram seu estilo de vida -- agora podem assistir à televisão à noite -- como economizaram dinheiro. Para ter acesso à energia mambembe dos geradores, Assunção gastava cerca de 70 reais por mês. Hoje, desembolsa 38 reais pelo aluguel dos painéis solares.

O responsável pela melhoria da qualidade de vida das famílias de Maripá, e de outras centenas de moradores de outras regiões do Brasil, é o gaúcho Fábio Rosa. Aos 49 anos de idade, engenheiro agrônomo de formação, é ele quem criou e dirige o Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto Sustentabilidade, (Ideaas), ONG criada em 1997, em Porto Alegre, que se dedica a levar energia limpa -- e barata -- a famílias da chamada base da pirâmide.

1 comentários:

Factoring Internacional on 3 de janeiro de 2010 às 17:33 disse...

Parabens pela materia.
Como posso ter acesso a aquisicao destes paineis solares , e o manual de montagem ?

Obrigado , Francisco da Silva - jfdasilvaf@gmail.com

Postar um comentário

Seguidores da energia renovável

 

Energias Renováveis. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com